Redes Sociais e Autonomia Profissional
Projeto Redes Sociais e Autonomia Profissional
Redes Sociais e Autonomia Profissional - Novos Rumos para Formação Continuada à Distância de Professores de AEE (Proesp/CAPES 2009 #23038.01457/2009-11)
Trata-se de um projeto que objetiva a formação continuada a distância de professores de Educação Especial dos sistemas de ensino público brasileiro, por meio da constituição de redes sociais inclusivas desses profissionais, tendo em vista: a) busca de expertise para a solução de problemas que encontram no cotidiano de seus trabalhos em salas de recursos multifuncionais; b) compartilhamento de idéias e socialização de casos bem sucedidos e de casos ainda não resolvidos; c) estabelecimento de uma dinâmica continuada de estudos e respostas mediadas pela tecnologia. Em vários campos do conhecimento e de atividade profissional, as redes sociais têm tido um papel cada vez mais influente e inovador de envolver as pessoas em torno de assuntos de interesse comum.
O projeto se justifica pelas possibilidades que abre à formação de professores em um mundo em que a tecnologia oferece novas oportunidades de tecer relações entre pessoas, conectando-as e reunindo um acervo de conhecimento e práticas maior do que a soma das partes, ou seja, promovendo a reunião e ampliação de saberes e práticas que extrapolam o elenco de simples procedimentos indicados como receitas.
Como resultados, o projeto espera estabelecer as bases dessa rede social a distância, de modo que resulte em um complexo autônomo e revelador do que emerge das práticas escolares de AEE e do que as fundamenta teórico-metodologicamente.
O Projeto Todos Nós em Rede, coordenado pelas Profas. Maria Teresa Mantoan e M. Cecilia C. Baranauskas é uma extensão do Projeto Todos Nós!
Sistema Todos Nós em Rede
A rede social dos professores de AEE já está sendo construída e utilizada pelas Professoras Semeadoras e demais participantes do Projeto.
Participantes do Projeto no Brasil