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[TXT] Conviva com a diferença
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Estrutura da Cartilha Capa: Conviva com a Diferena Verso da Capa Pgina 3 - Conviva com a diferena Pgina 4 - Quem s v a diferena no enxerga a competncia Pgina 5 Pgina 6 - Deficincia Auditiva Pgina 7 - Paralisia cerebral Pgina 8 - Deficincia de fala Pgina 9 - Deficincia fsica Pgina 10 - Deficincia visual Pgina 11 - Deficincia mental e transtornos mentais Pgina 12 - Sobre o preconceito Pgina 13 - Amizade supera barreiras desde a infncia Pgina 14 - Para saber mais e divulgar Contra-capa --- Capa: Conviva com a Diferena Descrio da capa: As letras da palavra diferena so ilustradas a partir da diversidade entre pessoas que convivem. Veja a seguir: - A letra "d" representa uma cadeira de rodas para um jogador de basquete; - As letras "i" e "f" servem de bengala para um rapaz; - A letra "e" virou a roda dianteira de uma bicicleta; - A letra "r" a parte de cima de uma bengala; - A outra letra "e" formada pelo cabelo e o culos escuro do rapaz que segura a bengala; - A letra "n" representa o cabelo de uma menina; - A letra "" cobre o lado direito da face de um senhor e o cedilha a sua barba; - A letra "a" o cabelo de uma moa que no tem o brao esquerdo. --- Contra-capa CONVIVA COM A DIFERENA uma publicao feita com base nas seguintes fontes: - Folheto: "Quando voc encontrar uma pessoa deficiente...", publicado pelo Centro de Documentao e Informao do Portador de Deficincia (Cedipod). - No diga nem escreva/Diga e escreva, da Superintendncia Estadual de Apoio a Pessoa Portadora de Deficincia - Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Social de Pernambuco. - Folheto: "Como voc deve comportar-se diante de uma pessoa que...", publicado pela Coordenadoria Nacional para Integrao da Pessoa Portadora de Deficincia (Corde). Adaptao: Dulce Aquino Placa, sociloga; Tais Ciboto, fonoaudiloga e rica Celestini e Maria do Carmo Gregrio, jornalistas. Colaborao: Clia Alves de Oliveira Diagramao e ilustraes: Vart/Nova Onda - Tel. (Oxx11) 3654-4172. REALIZAO - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), SP - Projeto "Todos Ns" - Acesso, Permanncia e Prosseguimento da Escolaridade de Nvel Superior de Pessoas com Deficincia: Ambientes Inclusivos ESPAO DA CIDADANIA Entidade apoiada pelo sindicato dos metalrgicos de Osasco e Regio. R. Erasmo Braga, 307 - Presidente Altino - Osasco SP - CEP: 06213-008 - Telefone: (0xx11)3685 0915 e-mail: espaco.cidadania@ig.com.br Site: http://ecidadania.cjb.net --- Pgina 3 - Conviva com a diferena Muitas vezes no sabemos como nos portar diante de uma pessoa com deficincia e acabamos agindo de maneira inadequada. A falta de informao a respeito da deficincia nos leva a cometer alguns deslizes e pode nos colocar em situaes desconfortveis. Esta publicao tem por objetivo indicar alguns caminhos a seguir, com a apresentao de algumas sugestes para a convivncia diria com o portador de deficincia. Carlos Aparcio Clemente Espao da Cidadania --- Pgina 4 - Quem s v a diferena no enxerga a competncia Cada vez mais as escolas e empresas esto despertando para a necessidade de se tornarem inclusivas. Ainda h muito o que avanar, mas j existem iniciativas suficientes para nos colocar diante do dilema pessoal: e agora, como devo agir com meu colega diferente? Antes de tudo, preciso ter em mente que no a diferena que determina a competncia. Tendo esta viso por princpio, as demais barreiras so superadas com naturalidade. Descrio da ilustrao: Uma pessoa, em cadeira de rodas de costas, tendo a sua frente uma mesa de trabalho. Do lado esquerdo uma cadeira de trabalho com rodas portando um palet no espaldar e do lado direito uma cadeira de trabalho com rodas portando um palet na lateral esquerda do espaldar. --- Pgina 5 Antes de abordarmos as atitudes mais aconselhveis que devemos ter perante cada tipo de pessoa com deficincia, vamos lembrar que uma pergunta simples serve para todas as situaes na qual algum parea estar precisando de ajuda. E ela ... "Quer que eu lhe ajude?" Oferea ajuda se quiser, mas espere que sua oferta seja aceita, antes de ajudar a pessoa com alguma deficincia. Se a pessoa estiver precisando de ajuda, vai aceitar sua oferta e explicar exatamente o que voc deve fazer para ser til a ela. Descrio da ilustrao: Em frente a uma escada um rapaz oferece ajuda --- Pgina 6 - Deficincia Auditiva - Procure sempre falar de maneira clara, sem exageros. Use a sua velocidade, a no ser que lhe peam para falar mais devagar. Use um tom normal de voz, a no ser que lhe peam para falar mais alto. Fale diretamente com a pessoa, no de lado ou atrs dela. - Faa com que sua boca fique visvel para facilitar a leitura labial. - Caso voc saiba alguma linguagem de sinais, tente us-la. Se a pessoa surda tiver dificuldade em entender, avisar. - Fale com expresso, pois as pessoas surdas no podem ouvir as mudanas de tom que indicam sentimentos. Por isso, as expresses faciais so extremamente importantes. - Se sentir dificuldade em entender a fala de uma pessoa surda, no tenha receio de pedir para ela repetir o que disse. Se mesmo assim no conseguir, tente usar bilhetes. * No diga nem escreva: Mudinho e Surdo-mudo. * Diga e escreva: Pessoa surda e Pessoa com deficincia auditiva. Descrio da ilustrao: Na piscina, uma mulher, em lngua de sinais, declara seu amor a um rapaz. --- Pgina 7 - Paralisia cerebral - A paralisia cerebral impe necessidades especficas, por isso muito importante respeitar o ritmo da pessoa. Geralmente, ele mais vagaroso naquilo que faz, no andar, falar, pegar as coisas, etc. - Tenha pacincia ao ouvi-lo pois a grande maioria tem dificuldade ao falar. - Lembre-se que a paralisia cerebral fruto de uma leso cerebral ocasionada antes, durante ou aps o nascimento, causando desordem sobre os controles dos msculos do corpo. * No diga nem escreva: Paralisia cerebral uma doena, ele teve paralisia cerebral e o paralisado cerebral. * Diga e escreva: Paralisia cerebral uma condio, ele tem paralisia cerebral e a pessoa com paralisia cerebral. Descrio da ilustrao: Duas pessoas jogando dama - um adulto e uma criana com paralisia cerebral. O adulto diz: Devagarinho, devagarinho, j venceu a terceirinha! --- Pgina 8 - Deficincia de fala - Existem diversas alteraes de fala, variando desde as mais simples, como a dificuldade em pronunciar os sons de maneira correta, at as mais complexas, como a perda total da voz, as gagueiras mais graves e os transtornos causados por um problema neurolgico, que podem trazer prejuzo e/ou impedimentos para a comunicao oral. - importante esclarecer que no existem pessoas mudas. Todos ns podemos nos comunicar, seja atravs da fala, da escrita, de gestos, desenhos, smbolos visuais, entre outros. - Assim, mantenha a calma quando falar com algum que apresenta alguma dificuldade de comunicao. No tente adivinhar o que ela quer dizer e no a deixe sem resposta. - Procure olhar no rosto de quem est falando, fale pausadamente, use poucas palavras de cada vez, espere a sua vez de falar e s comece quando tiver certeza de que o outro terminou o que tinha a dizer. - Se voc no entendeu o que foi falado, no tenha receio de pedir que o outro repita ou escreva. A maior parte das pessoas com problema na fala tem conscincia de sua dificuldade e no se incomoda em repetir, desde que encontre algum realmente interessado em lhe ouvir. - Preste mais ateno no contedo da fala do que em sua forma e, principalmente, no discrimine uma pessoa por sua maneira de falar. Lembre-se de que o mais importante so as idias e os sentimentos que ela transmitir. --- Pgina 9 - Deficincia fsica - No v segurando automaticamente a cadeira de rodas. Ela parte do espao corporal da pessoa, quase uma extenso de seu corpo. - Agarrar-se ou apoiar-se na cadeira de rodas como agarrar-se ou apoiar-se numa pessoa sentada numa cadeira comum. - Esteja atento para a existncia das barreiras arquitetnicas quando for escolher uma casa, restaurante, teatro ou qualquer outro local que queira visitar com uma pessoa em cadeira de rodas. - Se a conversa continuar por mais de alguns minutos e for possvel, lembre-se de sentar para que voc fique nivelado altura da pessoa em cadeira de rodas. * No diga nem escreva: Aleijado, defeituoso, paraltico; ele sofre de paralisia infantil; ele foi vtima de paralisia infantil; pessoa presa, confinada, condenada a uma cadeira de rodas, muletas. * Diga e escreva: Pessoa com deficincia fsica; ele teve paralisia infantil; ele est com seqela da paralisia infantil; pessoa em cadeira de rodas, pessoa que anda em cadeira de rodas ou com muletas, pessoa que usa cadeira de rodas ou muletas. Descrio da ilustrao: Representa a quebra da barreira arquitetnica. Uma pessoa em cadeira de rodas no consegue ir adiante por causa de uma escada. Trs pessoas, ento, puxam a linha que desenha a escada para transform-la em uma rampa. --- Pgina 10 - Deficincia visual - Se parecer que a pessoa com deficincia visual precisa de sua ajuda, identifique-se e faa-a perceber que voc est falando com ela. - Quando for gui-la, espere que ela segure no seu brao. A pessoa com deficincia visual ir acompanhar o movimento do seu corpo enquanto voc anda. - Para fazer a pessoa com deficincia visual sentar, guie-a at a cadeira e coloque a mo dela no brao ou no encosto da cadeira e deixe que ela sente-se sozinha. - No tenha receio de usar palavras como "Veja" e "Olhe". Nem voc nem a pessoa podem evit-las, pois no existem outras palavras para substitu-las. - Quando for embora, avise sempre a pessoa com deficincia visual. * No diga nem escreva: Ceguinho. * Diga e escreva: Pessoa cega; pessoa com deficincia visual. Descrio da ilustrao: Um homem, apoiado em uma cerca, diz a outro, com deficncia visual, que est regando uma pequena rvore: Vizinho voc tem viso de futuro! --- Pgina 11 - Deficincia mental e transtornos mentais - Ao dirigir-se a uma pessoa com tais problemas, procure agir naturalmente. Trate-a com respeito e considerao. Jamais a ignore. Cumprimente e despea-se dela normalmente, como faria com qualquer outra pessoa. Procure dar ateno e conversar naturalmente com ela. - No a superproteja. Deixe que ela faa ou tente fazer sozinha tudo o que puder. - Ajude apenas quando for realmente necessrio. - No subestime a inteligncia dessas pessoas. * No diga nem escreva: Bobinho, doentinho; doena mental, retardado, retardado mental; mongolide, mongol. * Diga e escreva: Pessoa com deficincia mental, pessoa com transtornos/problemas mentais; deficincia mental; pessoa com Sndrome de Down. Pessoa com deficincia mltipla A deficincia mltipla a associao de duas ou mais deficincias: fsica, visual, auditiva e mental. Respeite as suas dificuldades --- Pgina 12 - Sobre o preconceito O preconceito aprendido e a experincia com as diferenas j comea nas creches. A comunidade acadmica deve se empenhar para que toda discriminao seja banida. Descrio da ilustrao: Duas crianas conversam. Um menino sem suas duas pernas e segurando uma bola de futebol diz: Zeca --- Pgina 13 - Amizade supera barreiras desde a infncia A maior prova de amizade que uma pessoa pode dar a outra aceit-la do jeito que ela , respeitando no s o seu modo de pensar, mas tambm as suas limitaes. Algumas pessoas j nasceram com um tipo de deficincia ou a adquiriram devido a um acidente, por isso so diferentes de ns. Devemos sempre trat-las como a qualquer cidado. | A prtica esportiva, o lazer, a recreao, a capacitao profissional, a moradia, a democratizao dos conhecimentos nada mais so do que a expresso do direito do cidado vida, seja ele uma pessoa com deficincia ou no. | Descrio da ilustrao: Trs crianas, um menino loiro com deficincia fsica, um menino moreno e uma menina loira, esto deitados em crculo --- Pgina 14 - Para saber mais e divulgar O Laboratrio de Acessibilidade - LAB um espao na Biblioteca Central da Unicamp dedicado reduo das barreiras de locomoo e de comunicao enfrentadas por alunos e demais usurios desta Universidade com deficincias temporrias ou permanentes. Esse espao institucional tem como objetivo garantir a essas pessoas o acesso informao, independncia, integrao e participao ativa na vida universitria. O LAB oferece, entre outros servios: - transcrio de textos em Braille; - reproduo de texto em tinta para o sistema braille; - confeco adaplada de grficos, tabelas, mapas, etc; - adaptaes de material para avaliaes e exames; - orientao para utilizao de softwares especializados e demais recursos especiais; - capacitao de usurios para o uso adequado das fontes de informaes disponveis; - localizao e obteno de materiais bibliogrficos; - normalizao de dissertaes e teses, trabalhos de concluso de cursos de graduao e artigos para publicao em peridicos especializados; - orientaes a alunos e docentes na confeco e utilizao de material didtico especializado. --- Pgina 15 - Laboratrio de Apoio Didtico, voltado a usurios com deficincia Biblioteca Central - Unicamp Dispe atualmente de um Bibliotecrio de Referncia, dois professores de Educao Especial, tcnicos em informtica, e estagirios de Faculdades e Institutos da Unicamp. Seus equipamentos incluem Tecnologia da Informao e Comunicao (TICs), recursos de apoio mobilidade, softwares especiais, entre outros suportes tcnicos. O atendimento de 2 a 6 feira, das 9 s 17 horas. Descrio da ilustrao: Slvia Carvalho, professora de Educao Especial, trabalha na adaptao de material didtico. --- Contra-capa A Unicamp est ampliando as condies de acessibilidade de suas unidades educacionais e administrativas. Participe desse propsito de incluso e cidadania. Conhea as aes do Projeto Acesso, Permanncia e Prosseguimento da Escolaridade de Nvel Superior de Alunos com Deficincia: Ambientes Inclusivos Apoiaram essa publicao: Pr-Reitoria de Graduao; Pr-Reitoria de Desenvolvimento Universitrio. 2005 Descrio da ilustrao: Logotipo do Projeto Todos Ns ---