Visões
Alunos do Instituto de Computação desenvolvem projeto Warau
Por: Jeverson Barbieri
Nós, em algum momento de nossas vidas, temos alguma deficiência, portanto a acessibilidade tem que estar disponível a todos. Com essa visão, Leonelo Almeida e Vagner Figuerêdo de Santana, ambos alunos do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Computação (IC) da Unicamp, desenvolveram o projeto Warau (Websites Atendendo a Requisitos de Acessibilidade e Usabilidade). Trata-se de um site construído para apoiar webdesigners na acessibilidade e usabilidade de forma prática. O Warau faz parte de um projeto maior desenvolvido na Unicamp, chamado Todos Nós – Unicamp Acessível.
Orientados pela professora Cecília Baranauskas, Leonelo é aluno de doutorado e, Vagner, aluno de mestrado. “A idéia é complementar o projeto Todos Nós, trazendo todo esse conhecimento de como tecnicamente podemos tornar os websites, e todo o conteúdo disponibilizado pela Unicamp, acessível a todos”, disse Leonelo. No entanto, lembrou ele, mais do que ferramentas, o importante do site é o conhecimento, a consciência do que é realmente acessibilidade e o porquê de tornar isso acessível.
Vagner reiterou que a dupla trabalha com uma filosofia de não tentar rotular as pessoas conforme a sua deficiência. “Enxergamos a questão da deficiência não somente como uma coisa física, mas também ambiental”, analisou. Ele exemplificou apontando que, se uma pessoa estiver trabalhando em um computador, numa sala com muito ruído, ainda que não tenha deficiência auditiva, terá muita dificuldade de ouvir qualquer som emitido pelo computador. “Quando pensamos em acessibilidade, imaginamos que todas as pessoas podem ter algum tipo de deficiência e a gente trabalha com essa metodologia”, contou Vagner.