Visões
Cadeira de Rodas para Todos
A Secretaria de Saúde (SES) e o Governo do Distrito Federal (GDF) distribuíram ontem no Instituto Cultural Educacional e Profissionalizante de Pessoas com deficiência do Brasil (ICEP Brasil), cerca de 150 cadeiras, que beneficiarão pacientes do Programa de Dispensação de Órteses e Próteses, ligado a Secretaria de Saúde. Essa iniciativa faz parte de um projeto do GDF que visa o bem-estar da pessoa com deficiência. O evento contou com apresença do secretário de Saúde, José Rubens Iglesias, da primeira-dama do Distrito Federal, Flávia Arruda, do Presidente do ICEP Brasil, Sueide Mirandae, do atleta paraolímpico Ariovaldo Fagundes Lima.
Esta é a segunda entrega de cadeiras de rodas desde que a iniciativa foi implantada, em dezembro do ano passado. Segundo a presidente do ICEP, SueideMiranda, as cadeiras distribuídas são confeccionadas dentro do próprio instituto. Cerca de 30 funcionários trabalham no local e produzem cadeiras de rodas personalizadas, que variam de acordo com a necessidade específicade cada paciente. "Com todo esse trabalho, o Icep se tornou uma das maiores incentivadoras das pessoas com deficiência no Distrito Federal", relata. A jogadora de basquete em cadeira de rodas Simone Soares acha que o serviço prestado pelo ICEP é uma grande iniciativa, principalmente, para as pessoas que não têm condições financeiras para arcar com as despesas da compra emanutenção das cadeiras. Ela já participou da ação duas vezes, antes doapoio do governo. "Já recebi duas vezes a cadeira confeccionada no ICEP e pretendo participar mais uma vez quando houver necessidade", diz.
Em 1994, a Secretaria de Saúde passou a contar com a Gerência de Órteses e Próteses. Desde então, já foram distribuídas 4.765 cadeiras de rodas e debanho. Além das cadeiras, a Secretaria de Saúde também oferece bengalas, andadores, coletes, malhas compressivas, próteses mamárias e oculares, além de sapatos ortopédicos. Aproximadamente cinco mil pacientes estão inscritosno Programa de Dispensação de Órteses e Próteses.
Deficientes de baixa renda já podem ter cadeiras de roda gratuitas, graças ao convênio entre o ICEP Brasil e o GDF. “Produzimos 150 cadeiras sob medida por mês”, explica Sueid Miranda, presidente do ICEP. Este é um projeto pioneiro no país, concretizado graças ao empenho de Sueid e à sensibilidade do governador Arruda: “Durante cinco anos lutamos pela criação da fábrica, inaugurada em 2004.”
“Os deficientes têm o direito a se locomover, ir ao trabalho, ao shopping, ao cinema. Muitos não conseguem emprego por não ter uma cadeira de rodas”, diz Sued. “Estamos lutando para reverter esta situação. Este ano, distribuiremos 2.800 cadeiras a pessoas carentes”, afirma.
Veja como receber a cadeira de rodas:
Para solicitar a cadeira de rodas, o deficiente deve ir à Oficina de Órteses e Próteses da Secretaria de Saúde, de 2ª a 6ª pela manhã, levando os documentos necessários. Lá, o médico fará o laudo para a fabricação da cadeira de acordo com as necessidades de cada pessoa.
Endereço: SAPS lote G, área especial(Setor de Indústria – SAI, entrada da Caesb, em frente ao club da FHDF, estrada-parque Guará/Taguatinga – EPTG)
Documentos necessários:
- Cópia da carteira de identidade
- Cópia do CPF
- Cópia do cartão do SUS
- Cópia do comprovante de residência
- Cópia do laudo médico
Fone: (61) 2104-1700
Foto: A primeira dama do DF, Flávia Peres Arruda, e o presidente do ICEP Brasil, Sueid Miranda: 110 cadeiras de rodas doadas ao programa de órtese e prótese do GDF, feito em parceria com o ICEP.