Você está aqui: Página Inicial Notícias Câmara vota texto sobre direito da pessoa com deficiência
Visões
Ações do documento

Câmara vota texto sobre direito da pessoa com deficiência

por Vanessa Cristina OliveiraÚltima modificação 26/05/2008 11:22

Partidos orientaram deputados a votarem a favor.

O Plenário começou a votação nominal da Mensagem 711/07, do Poder Executivo, que submete ao Congresso o texto da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, assinado em Nova Iorque (EUA) em 30 de março de 2007.

A convenção estabelece obrigações para os Estados signatários com o objetivo de assegurar, à pessoa com deficiência, igualdade de oportunidades e adaptações necessárias a seu livre acesso a bens, a serviços e a direitos.

Como a mensagem foi examinada diretamente pelo Plenário devido ao regime de urgência, ela foi transformada no Projeto de Decreto Legislativo 563/08 depois do parecer favorável do deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG).

Todos os partidos orientaram as bancadas a votarem favoravelmente ao texto da convenção. Se ela for aprovada por um mínimo de 3/5 dos deputados, passará por um segundo turno e poderá ser equivalente a emenda constitucional, como prevê a Constituição para acordos e tratados internacionais relacionados aos direitos humanos. Para que essa equivalência seja garantida, será necessário haver aprovação qualificada também no Senado.

Relator apóia convenção sobre pessoa com deficiência

O deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG) apresentou parecer favorável à Mensagem 711/07, do Poder Executivo, que submete ao Congresso Nacional o texto da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, assinada em Nova Iorque (EUA) em 30 de março de 2007.

A convenção estabelece diversas obrigações para os Estados signatários, na forma de diretrizes e garantias com o objetivo de assegurar, à pessoa com deficiência, igualdade de oportunidades e adaptações necessárias a seu livre acesso a bens, a serviços e a direitos.

Direitos preservados

Na avaliação de Eduardo Barbosa, defender as minorias significa preservar os direitos de todos para que a maioria não se torne opressiva.

O relator lembrou que, de acordo com dados do senso de 2000, o Brasil tem 24,5 milhões de pessoas com deficiência. "Esse número não pára de crescer devido ao aumento dos acidentes de trânsito e de trabalho. É um ônus que incide também sobre os familiares, devido às dificuldades enfrentadas para cuidar dessas pessoas", afirmou.

Segundo ele, a aprovação da convenção com equivalência de uma emenda constitucional conferiria hierarquia constitucional ao texto, que não seria incorporado à Constituição.

Fonte: Rede Saci


Impulsionado pelo Plone™ CMS, o Sistema de Gerenciamento de Conteúdos de Código Aberto

Este site está em conformidade com os seguintes padrões: