Você está aqui: Página Inicial Notícias Maior gráfica braile do Interior é inaugurada
Visões
Ações do documento

Maior gráfica braile do Interior é inaugurada

por Leonardo Lilla GomesÚltima modificação 25/09/2008 23:42

Nova unidade gráfica da Pró-Visão tem capacidade para imprimir mais de 200 mil cópias por mês

Uma gráfica especializada em impressões em braile será inaugurada oficialmente hoje pela Pró-Visão - Sociedade Campineira de Atendimento ao Deficiente Visual. Com capacidade para imprimir mais de 200 mil cópias mensais, será o maior serviço gráfico do Interior do Estado para cegos. A nova gráfica, criada em parceria com o Instituto Vivo e apoio do Instituto Robert Bosch, já funciona nas dependências da Pró-Visão desde maio, mas com uma produção pequena. “Agora, com a parceria com a Vivo, que trabalha com produção de material em braile desde 2005, estamos produzindo 40 mil cópias por semana”, comemora a coordenadora de Desenvolvimento Institucional da Pró-Visão, Marina Von Zuben.

Segundo Marina, além de apoio para criação da gráfica, a Vivo oferece recursos mensais para a capacitação dos profissionais, e apoio na gestão. “Desde 2005, mantemos um espaço de produções em braile em São Paulo, que já produziu mais de 400 mil páginas. Com o aumento da demanda por esse tipo de material, resolvemos transferir nossa expertise para a Pró-Visão, que é parceria do Instituto Vivo”, explica o diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Vivo, Marcelo Alonso.

Atualmente, diz Marina, há uma carência desse tipo de serviço. De acordo com a coordenadora, existem no Brasil três grandes pólos de produção em braile — a Fundação Dorina Nohill para Cegos, em São Paulo, o Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, e o centro de impressão da Vivo, que faz distribuição gratuita. “Mas a produção é basicamente de material paradidático e é importante produzir também material didático”, diz Marina, lembrando que, por atuar com produção em larga escala, a gráfica da Pró-Visão tem condições de oferecer preços mais baixos e com maior rapidez. “Um livro de 50 páginas, por exemplo, entregamos em três dias, enquanto na Fundação Dorina chega a demorar dois meses”, compara. “A nova gráfica oferece acessibilidade, baixo custo e agilidade de entrega. E qualquer deficiente visual pode recorrer ao serviço”, destaca.

Marina diz que o objetivo é atender os estudantes que dispõem de pouco material em braile. Três funcionários trabalham na gráfica: o coordenador de produção, que faz a revisão, um funcionário operacional e outro funcionário deficiente visual responsável pela revisão em braile.

“A criação dessa gráfica vem ao encontro da proposta do Instituto Robert Bosch de promover a educação. Além disso, é um projeto em favor da inclusão social e o respeito à diversidade”, resume o diretor administrativo do Instituto Bosch, Carlos Abdalla.

Saiba mais

Campinas tem dois outros serviços de produção em Braille, o Centro Cultural Louis Braille e o Instituto dos Cegos. (Delma Medeiros/AAN)

A inauguração oficial da nova gráfica ocorre hoje, às 19h, no auditório do Colégio Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, e integra a programação comemorativa dos 26 anos da Pró-Visão. Encomendas e informações podem ser obtidas pelo e-mail grafica@provisao.org.br

Fonte: Correio Popular


Impulsionado pelo Plone™ CMS, o Sistema de Gerenciamento de Conteúdos de Código Aberto

Este site está em conformidade com os seguintes padrões: