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Sobre o projeto

por adminÚltima modificação 03/07/2015 16:51

Acesso, Permanência e Prosseguimento da Escolaridade de Nível Superior de Pessoas com Deficiência: Ambientes Inclusivos.

A tendência atual de uma configuração inclusiva dos ambientes sociais e escolares, bem como a necessidade de adequação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) à legislação brasileira vigente no atendimento aos alunos com deficiência, motivou a criação, em 2002, de uma sala de acesso à informação e um laboratório de apoio didático em um espaço da Biblioteca Central (BC) dessa Instituição de Ensino Superior (IES), denominado Laboratório de Acessibilidade (LAB). Lá são desenvolvidas atividades cujo enfoque é estimular a autonomia e a independência acadêmica dos usuários, a produção de material adaptado, além do desenvolvimento e utilização de softwares destinados a usuários com deficiências física e sensorial.

A oportunidade oferecida pelo Programa de Apoio à Educação Especial (PROESP/2003/CAPES) aglutinou diversas propostas atuais de parceria com o LAB que estavam dissociadas e outras que surgirão, envolvendo grupos de pesquisadores da Unicamp, projetos de pós-graduação, estágios, articulados nesta iniciativa multifacetada e colaborativa. Trata-se de um projeto de natureza interdisciplinar, cuja amplitude e complexidade exigem a integração de áreas de conhecimento da educação, da computação e atendimento educacional especializado, para a planificação e execução de ações, cujo objetivo mais amplo é garantir aos alunos com deficiência o direito de realizar seus estudos de nível superior em ambientes inclusivos de ensino e aprendizagem.

Para isto, faz-se necessário avaliar o atendimento educacional especializado existente nesta IES e produzir conhecimentos que contribuam para a quebra de barreiras sociais e escolares à inclusão no nível superior de educação. Também há necessidade de ampliar, atualizar, aprimorar e estender interna e externamente serviços e recursos existentes no LAB, para que se torne um ambiente acadêmico difusor de práticas inclusivas. Além disso, este projeto pretende criar e disseminar o uso de novas ferramentas de apoio à aprendizagem e ao ensino, que sirvam de complemento à educação superior de alunos com deficiência.

Nosso público alvo são os alunos regulares e prospectivos, os professores do ensino superior da Unicamp e de outras IES. Com os resultados deste projeto estamos provocando a Unicamp para que se torne uma referência em políticas inclusivas para o ensino superior de pessoas com deficiência.


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