Você está aqui: Página Inicial Notícias Alunos de escola pública de Sud Mennucci usam netbook
Ações do documento

Alunos de escola pública de Sud Mennucci usam netbook

por karolina da silva miranda jardimÚltima modificação 03/07/2015 16:48

Todos os alunos da 1ª a 8ª série utilizam computador portátil na escola municipal José Benigo Gomes do distrito de Bandeirantes D'Oeste

 

Acordar cedo, tomar o café da manhã e verificar se o computador portátil está com a bateria carregada para um longo dia de atividades. A lista de tarefas, comum no cotidiano de executivos, se tornou realidade para 227 alunos da rede pública de ensino do município de Sud Mennucci, na região de Araçatuba. Além dos tradicionais cadernos e livros didáticos, cada estudante da 1ª até a 8ª série da Escola Municipal José Benigo Gomes, localizada no distrito de Bandeirantes D'Oeste, tem à sua disposição um netbook (computador portátil menor que um notebook).

Todos os alunos da 1ª a 8ª série utilizam computador portátil na escola municipal do distrito de Bandeirantes D'Oeste


A novidade começou em novembro do ano passado, sendo possível porque Sud Mennucci foi a única cidade da região selecionada para participar da fase piloto do Prouca (Programa Um Computador por Aluno), do MEC (Ministério da Educação). O município, que desde o ano de 2003 oferece internet gratuita para a população, teve seus investimentos na área de tecnologia reconhecidos no mês passado, quando ficou na 21ª colocação no Índice Brasil de Cidades Digitais.

O estudante da 8ª série Eduardo de Lima Barbosa, 14 anos, diz que o netbook está mudando a rotina escolar. "A aula ficou mais interessante porque a gente não fica só escrevendo e escrevendo", afirma. Ele não tinha computador em casa, mas se familiarizou rapidamente com a ferramenta. "Passei a ter acesso mais rápido a notícias do Brasil e do mundo."

Alana de Carvalho Alencar, 13, também da 8ª série, diz que o computador portátil é uma oportunidade a mais de conhecimento para os estudantes. "Até os alunos que não gostavam muito de estudar estão mais interativos nas aulas." A estudante faz parte do grupo de "alunos integrados" do programa, cuja função é oferecer apoio aos companheiros no uso da tecnologia.



PROGRAMA
A fase piloto do Prouca foi oficializada no ano passado, abrangendo cerca de 300 escolas públicas que foram escolhidas por órgãos como a Secretaria de Educação a Distância e a Presidência da República. A escola do distrito de Sud Mennucci é a única da região nesta lista, tendo feito a inscrição no programa ainda em 2007. A unidade de ensino não teve que arcar com os custos dos netbooks nesta etapa, pois foram pagos pelo governo federal. O MEC diz que "a experiência será acompanhada e avaliada para futura ampliação do programa."

Na região Sudeste, cada equipamento está orçado em R$ 344,18. Assim, a estimativa é que a União investiu pelo menos R$ 10,5 mil na escola José Benigo Gomes, considerando os 310 netbooks em uso e na reserva. No entanto, o custo tende a superar esta marca, pois o projeto também contemplou infraestrutura escolar para acesso à internet e capacitação de gestores e professores para a utilização da tecnologia.

Texto Original


Impulsionado pelo Plone™ CMS, o Sistema de Gerenciamento de Conteúdos de Código Aberto

Este site está em conformidade com os seguintes padrões: