Você está aqui: Página Inicial Produção/Materiais Trabalhos Publicados (2010-2012)
Ações do documento

Trabalhos Publicados (2010-2012)

por Maria Cecília MartinsÚltima modificação 03/07/2015 16:47

Listagem de Publicações (Referências bibliográficas e Resumo) relacionadas à ações UCA-UNICAMP junto ao Programa Um Computador por Aluno.

Capítulo de Livros


VALENTE, J. A , MARTINS, M. C. , BARANAUSKAS, M. C. C (2012). Laptop Educacional e a Educação baseada na Investigação: do Estudar fatos científicos para o fazer Ciência p. 79-90 in  Projeto um computador por aluno: pesquisas e perspectivas / Fábio Ferrentini Sampaio; Marcos da Fonseca Elia (organizadores). – Rio de Janeiro : NCE/UFRJ, 2012. Download: http://www.nce.ufrj.br/ginape/livro-prouca/

ALMEIDA, M.E.B.; VALENTE, J.A. (2012) Web Currículo: Integração de Mídias nas Escolas com Base na Investigação de Fatos Científicos para o Fazer Científico. In: SANTOS, E. (Org.). Currículos – Teorias e Praticas. Rio de Janeiro: LTC, pág. 121-136.

 ============================

MARTINS, M. C. ;BARANAUSKAS, M. C. C. (2010) Aplicações Colaborativas na Internet e seu potencial educacional, Conteúdos elementares de Informática I. In: Maurício Urban Kleinke; Jorge Megid Neto. (Orgs.). Fundamentos de Matemática, Ciências e Informática para os anos iniciais do Ensino Fundamental - Livro I. 1 ed. Campinas: FE/Unicamp, 2010, v. 1, 147 p, p. 7-23. [Publicação elaborada para o Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática, Unicamp, 2010.]

MARTINS, M. C. ;BARANAUSKAS, M. C. C. (2010) Software Educacional, Conteúdos elementares de Informática II In: Maurício Urban Kleinke; Jorge Megid Neto. (Orgs.). Fundamentos de Matemática, Ciências e Informática para os anos iniciais do Ensino Fundamental - Livro II. 1 ed. Campinas: FE/Unicamp, 2010, v. 1, 121 p., p. 2-14. [Publicação elaborada para o Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática, Unicamp, 2010.]

RESUMO: A parte I procura ilustrar o potencial da Internet para a realização de tarefas colaborativas com fins educacionais. A parte II apresenta o conceito de software educacional, de forma a instrumentalizar os professores em escolhas de qualidade para sua prática cotidiana e mostramos uma visão geral da arquitetura de computadores. [Texto completo (PDF - 2.250kB)]

 ========================

VALENTE J.A. (2011) Um laptop para cada aluno: promessas e resultados educacionais efetivos. In: ALMEIDA, M.E.B.; PRADO, M.E.B.B. (Orgs.). O computador portátil na escola. São Paulo: Avercamp, pág. 20-33.
 


Trabalhos completos aceitos em periódicos

 

EIVAZIAN, A. M. B. , PRADO, M. E. B. B.; (2012) “O USO DO LAPTOP MÓVEL EM AULAS DE MATEMÁTICA, RELME 26 - Reunião Latino Americana de Matemática Educativa, Belo Horizonte, julho de 2012 http://www.relme26.ufop.br/ 

 Trabalhos submetidos (aguardando aceite) - outubro/2012 Versão completa do Artigo submetido (aguardando avaliação) para publicação na 26 edição da Revista do Relme.

Resumo:

Nesse trabalho procuramos compreender o processo de inserção do Laptop móvel e com conectividade, no cotidiano da sala de aula de professores que ensinam matemática numa escola pública participante do Projeto “Um Computador por Aluno” (UCA) do MEC. A pesquisa desenvolvida de natureza qualitativa e interpretativa teve a participação de cinco professores do Ensino Fundamental. A análise dos dados coletados mostrou que as práticas desses professores usando o laptop nas aulas de matemática, ocorrem de forma distinta. Alguns professores fazem o uso dos recursos tecnológicos de forma inovadora, outros utilizam para completar uma determinada atividade de modo a ampliar e diversificar a situação de aprendizagem do aluno e, ainda outros, utilizam apenas para reproduzir aquilo que faz no seu cotidiano. Isto implica em repensar a formação do professor contemplando ações que propiciem vivenciar de forma articulada as dimensões Tecnológicas, Pedagógicas e do Conteúdo Matemática.

 

 =======

VALENTE, J.A. (2010) As tecnologias e a verdadeira inovação. Pátio Ensino Fundamental. Editora Artes Médicas Sul, Ano XIV, Nº 56 (Novembro 2010/Janeiro 2011): 6-9.

VALENTE, J.A. (2010) As tecnologias de informação e comunicação no ensino médio. Pátio Ensino Médio e Tecnológico. Editora Artes Médicas Sul, Ano XIV, Nº 7 (Dezembro 2010/Fevereiro 2011): 10-13, 2010.

VALENTE, J.A.; MARTINS, M.C. (2011) O Programa Um Computador por Aluno e a formação de professores das escolas vinculadas à UNICAMP. Revista Geminis (UFSCar). 2(1): 116-136.  http://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/43

Resumo

O objetivo desse artigo é descrever o processo de formação de professores de escolas que estão recebendo os laptops educacionais (também conhecido com os laptops de US$100,00) como parte do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA), desenvolvido pelo Ministério da Educação. O artigo descreve a estrutura do plano de formação que está sendo implantado e, especificamente, a formação dos professores de três escolas do Estado de São Paulo. Esses professores estão gradativamente se apropriando dos recursos dos laptops e, como parte dessa formação, estão trabalhando com alunos usando os laptops em sala de aula, em diferentes espaços escolares e explorando diferentes conteúdos curriculares.

=====

VIEIRA, Marcelo Pustiknik; SOUZA, Leonir Santos de, LEITE, Tarso Leandro Holanda (2012) FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO (PROUCA): E A SALA DE AULA? Artigo submetido ao dossiê: Tecnologias e Educação, submetido à publicação na UERGS.

 Resumo – O presente artigo é fruto da experiência dos autores na formação de professores que ocorreu no Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) implantado pelo Ministério da Educação (MEC), a partir de 2010, já em sua fase piloto. Ao encontrar resistência à formação por parte de professores de uma determinada escola, no estado de Rondônia, a equipe de formação partiu para uma experiência diferenciada, onde os professores e suas realidades de sala de aula foram consideradas. A formação a partir deste momento passou a ser rica em produção, com boas experiências de uso educacional do computador por parte de alunos e professores demonstrando terem sido acertada as mudanças. Apresentamos algumas experiências e seus resultados, apesar de neste artigo não ter sido o foco o uso do computador, mas sim como organizar a formação de professores para que possam incluir curricularmente o uso das novas tecnologias, neste caso, prioritariamente um computador educacional, de forma que os resultados sejam efetivos em sala de aula.




Trabalhos completos publicados em anais de congressos

 

FREIRE, F. M. P. (2012) Aprender para si pensando no aprendizado do outro: notas sobre o uso do laptop na escola. In: XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Campinas: Unicamp (a sair). 12 p.

FREIRE, F. M. P. (2012) ESCOLA E TECNOLOGIA: UM OLHAR DISCURSIVO SOBRE ESSA COMPLEXA RELAÇÃO". II Congresso Internacional TIC e Educação, Lisboa, Portugal. Trabalho aceito em evento que será realizado em dez/2012.

FREIRE, F. M. P. (2012) Entre dizeres: a construção de um território comum para a formação de formadores. II WUCA Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2012) a ser realizado em nov/2012. Rio de Janeiro. (Trabalho submetido)

------------

PRADO, M. E. B. B.; COSTA, N. M. Lobo da  (2012) “Formação de Educadores para o Uso do Laptop em Sala de Aula: Revendo o Planejamento e Prática Pedagógica”. III Web Currículo – PUCSP 12 a 14 de novembro de 2012.  

 Resumo:

O objetivo deste artigo é de analisar uma situação prática com o uso do laptop educacional na sala de aula, que foi realizada durante o processo de formação de um professor participante do Projeto UCA. A metodologia do estudo, de natureza qualitativa, baseou-se nos registros do sujeito expressos no ambiente virtual do curso e nos documentos provenientes das interações de acompanhamento realizadas por meio de videoconferências. A partir da análise da situação prática percebemos que uma atividade que se realiza habitualmente nas escolas, quando ganha um novo cenário que inclui os recursos da tecnologia móvel pode ser ressgnificada pelo professor e alunos. Além disso, outros elementos são evidenciados, os quais provocam novas demandas tais como, o planejamento da aula.  A elaboração do planejamento sendo concebido de forma aberta e flexível pode ter como base a metodologia Webquest, que também pode ser utilizada com a função de registrar o percurso do desenvolvimento da atividade dos alunos e a sua socialização na rede. Nesse sentido, cabe a formação continuada do professor  contemplar ações que possam contribuir para que ‘aprenda-fazendo’, planejando, refletindo na e sobre a própria ação, replanejando e reconstruído o seu fazer pedagógico, numa perspectiva de integração da tecnologia aos conteúdos curriculares.

 ====

PRADO, M. E. B. B.; EIVAZIAN, A. M. B.  (2012) O Computador portátil e o processo de reconstrução da prática do professor de Matemática”. II Congresso Internacional TIC e Educação (ticEduca), Lisboa, Portugal.

Resumo

Esse artigo tem por objetivo analisar e compreender o processo de inserção do computador portátil, feito pelos professores que ensinam matemática em uma escola pública participante do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) do Ministério da Educação. Nesse Projeto, cada aluno recebe um computador dotado de mobilidade e conectividade para utilizá-lo em sala de aula e nos demais espaços escolares. Os estudos mostram que o computador ainda é usado de forma pontual e restrita na prática pedagógica do professor. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa e a coleta dos dados foi realizada no 2º semestre de 2011, tendo a participação de cinco professores do Ensino Fundamental. Foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário, entrevista individual semiestruturada, registros de observações na sala de aula. Os dados coletados mostraram que os cinco professores utilizam de maneira diversificada o computador portátil, na modalidade de 1:1, atendendo as características das turmas e o seu nível de apropriação das tecnologias. No entanto, todos reconheceram que a inserção dos laptops nas mãos dos alunos requer do professor uma nova gestão da sala aula que envolve desde a organização física da sala de aula até os encaminhamentos a serem feitos durante a aula.  Os professores das duas situações exemplificadas, bem como, os demais participantes da pesquisa tiveram caminhos diferenciados em relação à apropriação pedagógica da tecnologia, demonstrando que a reinvenção da prática, na perspectiva da integração dos conteúdos e dos recursos computacionais requer do professor o domínio do conhecimento matemático no sentido de ultrapassar os aspectos procedimentais e do conhecimento dos recursos computacionais também no sentido de ultrapassar os aspectos operacionais.  Há necessidade de enfocar na formação do professor o conhecimento pedagógico tanto o geral como aquele relacionado ao conteúdo específico, no caso, o matemático. Finalizando esta breve análise, cabe destacar que a compreensão de como os professores que lecionam matemática estão desenvolvendo suas práticas, bem como, o entendimento da complexidade do processo de reconstrução do conhecimento, poderá subsidiar as ações de formação do professor para o uso integrado dos recursos do computador portátil ao currículo.

 

 

VALENTE, J.A.; MARTINS, M.C. (2012) Preparing Teachers to Use Laptops Integrated to Curriculum Activities: the experience of One Laptop per Student project at Unicamp. Anais Conferência “Constructionism 2012: Constructionism: theory, practice and impact”, Atenas, Grécia, 21 a 25 de Agosto de 2012, p. 250-259. http://etl.ppp.uoa.gr/constructionism2012/27.htm


 

Dissertação de Mestrado

 

EIVAZIAN, ANA MARIA BATISTA (2012).  “O COMPUTADOR MÓVEL E A PRÁTICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DO PROJETO UCA” Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, 2012. Orientadora: Maria Elisabette Brisola Brito Prado.

 

RESUMO

Essa pesquisa tem por objetivo analisar e compreender o processo de inserção do Laptop Educacional, feito pelos professores que ensinam matemática em uma escola pública participante do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) do Ministério da Educação. Nesse Projeto, cada aluno recebe um computador dotado de mobilidade e conectividade para utilizá-lo em sala de aula e nos demais espaços escolares. As questões norteadoras dessa investigação centram-se na identificação de quais fatores (dificuldades e facilitadores) influenciam no uso do Laptop Educacional no ensino da Matemática, bem como, verificar quais práticas são desenvolvidas pelos professores em sala de aula que integram os recursos do Laptop Educacional aos conteúdos curriculares de matemática. Essa pesquisa, de natureza qualitativa e interpretativa, foi realizada com cinco professores do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública de um município do estado de São Paulo. Os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa foram: questionário, entrevistas semiestruturadas e registros das observações feitas em salas de aulas. O referencial teórico foi construído tendo como eixo principal os princípios Construcionista e da Espiral de Aprendizagem de Papert e Valente, as questões relacionadas ao conhecimento profissional de Shulman, Ball, Koehler e Mishra e as ideias matemáticas de D’Ambrosio e Skovsmose. A análise dos dados mostra algumas tendências de práticas com uso do laptop educacional nas aulas de matemática, tais como, jogos educacionais, que foram analisados a partir dos pressupostos teóricos abordados por Maltempi e Muniz, alguns softwares disponíveis no computador e os recursos da internet, os quais permitem o desenvolvimento de atividades relacionadas ao tratamento de informações, buscas, comunicação e representações matemáticas. Tais práticas também foram analisadas para verificar os níveis de apropriação tecnológica e pedagógica dos professores, baseado nos referenciais de Sandholtz et al e Borges, uma vez que o entendimento desse processo de apropriação é fundamental para que o professor possa avançar, tendo condições de fazer um uso inovador do laptop educacional e, ao mesmo tempo, assegurar o rigor conceitual da matemática. Para tanto, vale ressaltar a necessidade da formação continuada do professor, contemplar em suas propostas formativas a participação efetiva de especialistas das diversas áreas do conhecimento, particularmente, educadores matemáticos.

 

Relatório de Prática Pedagógica em Congresso

 

Título: Da pena ao teclado: a evolução tecnológica dos gêneros carta/e-mail e diário/blog Autoras:Maria Franciane Tavares da Silva, professora da E.M.E.F Raul Rodrigues Lagoia, São João da Ponta, PA - Clara Izabel Sampaio Alvino de Andrade, formadora do curso “Formação Brasil do Projeto UCA e multiplicadora do NTE – Castanhal/Pará. Relato submetido e aprovado na categoria “Relato de Prática Pedagógica” no III Web Currículo – PUCSP 12 a 14 de novembro de 2012. – estará disponível no site do Evento. http://www.pucsp.br/webcurriculo/


 Esta apresentação objetiva divulgar uma ação pedagógica integrante do projeto Um Computador por Aluno do MEC realizado no município de São João da Ponta no estado do Pará. A proposta ora apresentada surgiu da necessidade de comunicação e aumento de perspectivas de vida dos alunos que residem na comunidade de Deolândia, situada no mesmo município.

 

=================================

 

Materiais de Formação UCA-UNICAMP

 Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE - CAMPINAS, SP (Angela Cristina dos Santos Fernandes, Carla Betioli,Márcia Azevedo) 

-Betioli, Carla; Fernandes, Ângela Cristina dos Santos; Azevedo, Marcia (21/03 e 25/04/2011); Atividade de uso do UCA em formação de professores: Dengue: um perigo Silencioso. NTE – Campinas, SP. p. 01-09; Link: http://styx.nied.unicamp.br:8080/ucanaunicamp/producao-materiais/classmate/aplicativos-do-classmate-tutoriais/dengue-um-perigo-silencioso/view

Betioli, Carla; Fernandes, Ângela Cristina dos Santos; Azevedo, Marcia (2011 - 2012); Testes e Avaliação: Sistema Operacional Ubuntu – Netbook Remix 10,04 – Laptop UCA. NTE – Campinas, SP. p. 01-14; Link: http://styx.nied.unicamp.br:8080/ucanaunicamp/producao-materiais/classmate/aplicativos-do-classmate-tutoriais/testes-e-avaliacao-sistema-operacional-ubuntu-2013-netbook-remix-10-04/view

Betioli, Carla; Fernandes, Ângela Cristina dos Santos; Azevedo, Marcia (2010); Roteiro passo à passo: Como criar e alimentar um blog; NTE – Campinas, SP; p. 01-27; Link: http://styx.nied.unicamp.br:8080/ucanaunicamp/producao-materiais/classmate/aplicativos-do-classmate-tutoriais/roteiro-passo-a-passo-como-criar-e-alimentar-um-blog/view

Betioli, Carla; Fernandes, Ângela Cristina dos Santos; Azevedo, Marcia (2012); Tutorial de Funcionamento: Ubuntu UCA – NTE, Primeiros Passos, Campinas, SP; p. 01-13; Link: http://styx.nied.unicamp.br:8080/ucanaunicamp/producao-materiais/classmate/aplicativos-do-classmate-tutoriais/tutorial-de-funcionamento-ubuntu-uca-2013-nte-primeiros-passos/view

-

-

-

=========================

Tutoriais sobre Softwares e aplicações Web

Hironaka, Fábio de C.; Martins, Maria C. (2011). Classmate: Problemas e Soluções. UCA-Unicamp, NIED - Universidade Estadual de Campinas - Campinas, São Paulo. p. 01-15; link: http://styx.nied.unicamp.br/ucanaunicamp/producao-materiais/classmate/classmate-problemas-e-solucoes/solucoes-para-problemas-com-o-classmate/view

Hironaka, Fábio de C.; Martins, Maria C. (2011). Aplicativos do Classmate: Lista de arquivos presentes no Classmate. UCA-Unicamp, NIED – Universidade Estadual de Campinas – Campinas, São Paulo. p. 01-08; link: http://styx.nied.unicamp.br/ucanaunicamp/producao-materiais/classmate/aplicativos-do-classmate-tutoriais/aplicativos-do-classmate/view

Hironaka, Fábio de C.; Martins, Maria C. (2011). Klogo-Turtle: Conhecendo o ambiente Klogo-Turtle. UCA-Unicamp, NIED – Universidade Estadual de Campinas – Campinas, São Paulo. p. 01-13; link: http://styx.nied.unicamp.br/ucanaunicamp/producao-materiais/classmate/aplicativos-do-classmate-tutoriais/klogo-turtle/view

 

Hironaka, Fábio de C.; Martins, Maria C. (2011). Utilizando editores de história em quadrinhos no Classmate. UCA-Unicamp, NIED – Universidade Estadual de Campinas – Campinas, São Paulo. p. 01-06; link: http://styx.nied.unicamp.br/ucanaunicamp/producao-materiais/classmate/aplicativos-do-classmate-tutoriais/editores-de-historia-em-quadrinhos/view

 

Hironaka, Fábio de C.; Martins, Maria C. (2011). Acessando o aplicativo Geogebra no Classmate. UCA-Unicamp, NIED – Universidade Estadual de Campinas – Campinas, São Paulo. p. 01-09; link: http://styx.nied.unicamp.br/ucanaunicamp/producao-materiais/classmate/aplicativos-do-classmate-tutoriais/utilizacao-on-line-e-instalacao-do-geogebra/view

 

Hironaka, Fábio de C.; Martins, Maria C. (2011). Instalando o JAVA no Classmate. UCA-Unicamp, NIED – Universidade Estadual de Campinas – Campinas, São Paulo. p. 01-05; link: http://styx.nied.unicamp.br/ucanaunicamp/producao-materiais/classmate/aplicativos-do-classmate-tutoriais/instalacao-do-java/view

 

 Hironaka, Fábio de C.; Martins, Maria C. (2011). Rodando arquivos do PhET. UCA-Unicamp, NIED – Universidade Estadual de Campinas – Campinas, São Paulo. p. 01-13; Link: http://styx.nied.unicamp.br/ucanaunicamp/producao-materiais/classmate/aplicativos-do-classmate-tutoriais/simuladores-phet-2/utilizando-simuladores-phet/view

 

Hironaka, Fábio de C.; Martins, Maria C. (2011). Simuladores PhET. UCA – Unicamp, NIED – Universidade Estadual de Campinas – Campinas, São Paulo. p. 01-29. Link: http://styx.nied.unicamp.br/ucanaunicamp/producao-materiais/classmate/aplicativos-do-classmate-tutoriais/simuladores-phet-2/lista-de-aplicativos-phet/view

Soares, Pedro Ivo Teixeira; Fábio de C.; Martins Maria C. (2012). Instalação do Geogebra no Classmate Ubuntu – Unicamp Nied – Universidade Estadual de Campinas – SP. p. 01-06; Link: http://styx.nied.unicamp.br:8080/ucanaunicamp/producao-materiais/classmate/aplicativos-do-classmate-tutoriais/instalacao-do-geogebra-no-classmate-ubuntu/view

Soares, Pedro Ivo Teixeira; Fábio de C.; Martins Maria C. (2012). Instalação do JAVA no Classmate Ubuntu – Unicamp Nied – Universidade Estadual de Campinas – SP. p. 01-03; Link: http://styx.nied.unicamp.br:8080/ucanaunicamp/producao-materiais/classmate/aplicativos-do-classmate-tutoriais/instalacao-do-java-no-classmate-ubuntu/view

Betioli, Adriana Carla; (2011); Arquivos na nuvem: Alternar para salvamento de arquivos criados no Classmate; NTE – Campinas, SP; p. 01-04; Link: http://styx.nied.unicamp.br:8080/ucanaunicamp/producao-materiais/classmate/arquivos-na-nuvem-salvamento-de-arquivos-classmate/view

 

Materiais Audio-Visuais - Videos  UCA-UNICAMP

Canal UCA UNICAMP no Youtube: www.youtube.com/ucaunicamp



Nome do Vídeo: Formação para o Projeto UCA - Atividade com Classmate
Resumo: Vídeo realizado pela Assessoria de Tecnologia na Educação da Secretaria do Estado de São Paulo, sobre a realização de uma atividade de exploração dos Classmates
Publicação: Setembro/2010
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=nKDU6HT-COA

Nome do Vídeo: UCA-Rondonia (05.11.2010)
Resumo: Reportagem televisiva sobre a Cerimônia de lançamento do projeto UCA na Escola Estadual de Ensino Fundamental Paulo Freire.
Publicação: Novembro/2010
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=NuO0DNs3z0s

Nome do Vídeo: Ações de Formação na EMEBF Prof. Elza Pellegrini de Aguiar - 2010
Resumo: Ações de Formação na Escola Elza, em Campinas. Vídeo elaborado para a reunião de formação que aconteceu em Sud Mennucci, contendo um resumo das atividades do projeto até Outubro de 2010. Depoimentos dos alunos ao realizarem o primeiro uso das máquinas.
Publicação: Novembro/2010
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=36HYpZ7BlRc

Nome do Vídeo: UCA-UNICAMP-Pedreira,SP: escola Dr. Airton Policarpo - ações 2010
Resumo: Vídeo sobre projeto UCA realizado em Pedreira, SP (EMEF Dr. Airton Policarpo). Apresenta ações (2º sem/2010) de implantação, formação e uso do laptop educacional pelos alunos. Vídeo elaborado pela equipe local de formação e apresentado em 25.11.2010 no 5º Evento de Formação UCA-UNICAMP: Campinas, Pedreira e Sud Mennucci.
Publicação: Dezembro/2010
Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=x7xXZD4vNFc

Nome do Vídeo: Vídeo-Reportagem do Projeto  TIME Parte 1
Resumo: Este vídeo apresenta de forma sucinta algumas ações desenvolvidas no contexto do projeto Tecnologias e Mídias Interativas na Escola -- TIME, no período de 2007 a 2009 em duas escolas públicas do ensino Fundamental I no município de Hortolândia -- SP. O TIME foi financiado pela Fapesp numa parceria NIED, LABJOR ambos da UNICAMP e Secretaria da Educação da Prefeitura de Hortolândia. Mais informações sobre o este projeto podem ser obtidas no livro que está no endereço: www.nied.unicamp.br/livrotime
Publicação: Dezembro/2010
Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=30q-3czxHqA

Nome do Vídeo: Vídeo-Reportagem do Projeto TIME parte 2
Resumo: Este vídeo apresenta de forma sucinta algumas ações desenvolvidas no contexto do projeto Tecnologias e Mídias Interativas na Escola -- TIME, no período de 2007 a 2009 em duas escolas públicas do ensino Fundamental I no município de Hortolândia -- SP. O TIME foi financiado pela Fapesp numa parceria NIED, LABJOR ambos da UNICAMP e Secretaria da Educação da Prefeitura de Hortolândia. Mais informações sobre o este projeto podem ser obtidas no livro que está no endereço: www.nied.unicamp.br/livrotime
Publicação: Dezembro/2010
Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=0jizA-JJnVY

Nome do Vídeo: Relatório de Atividades - UCA UNICAMP - 2010
Resumo: Vídeo contendo as principais atividades realizadas pela Equipe UCA UNICAMP no ano de 2010.
Publicação: Janeiro/2011
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=QqgPXxzJ2sU

Nome do Vídeo: 6o Encontro de Formação - Resumo de Pedreira
Resumo: 6º Evento UCA-UNICAMP SP-- Formação de Formadores (Campinas, Pedreira, Sud Mennucci) - 27/05/2011. Vídeo-resumo das informações apresentadas pelos integrantes do projeto na cidade de Pedreira.
Publicação: Julho/2011
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ijjBmh-VaKs

Nome do Vídeo: 6o Encontro de Formação - Resumo de Campinas
Resumo: 6º Evento UCA-UNICAMP SP-- Formação de Formadores (Campinas, Pedreira, Sud Mennucci) - 27/05/2011.Vídeo-resumo das informações apresentadas pelos integrantes do projeto na cidade de Campinas.
Publicação: Julho/2011
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=kKxeT_PSDdM

Nome do Vídeo: 6o Encontro de Formação - Resumo de Sud Mennucci
Resumo: 6º Evento UCA-UNICAMP SP-- Formação de Formadores (Campinas, Pedreira, Sud Mennucci) - 27/05/2011. Vídeo-resumo das informações apresentadas pelos integrantes do projeto na cidade de Sud Mennucci.
Publicação: Julho/2011
Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=sQM3w75YOTc

Nome do Vídeo: 6o Encontro de Formação - Resumo Geral
Resumo: 6º Evento UCA-UNICAMP SP-- Formação de Formadores (Campinas, Pedreira, Sud Mennucci) - 27/05/2011. Vídeo-resumo do encontro.
Publicação: Julho/2011
Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=XInwUFu5dXk


Nome do Vídeo:  Segurança no Mundo Virtual - Formação em Pedreira
Resumo: UCA-Unicamp/2011-  "Segurança no Mundo Virtual" foi o tema abordado em julho de 2011 pelos professores da EMEF Dr. Airton Policarpo, Pedreira São Paulo. As atividades previam a utilização do laptop classmate pelos alunos. Os professores elaboraram estas atividades em encontros de formação (presencial e a distância) do curso "Formação Brasil UCA" encaminhado por Lia Cavellucci da equipe UCA-UNICAMP.
Este vídeo apresenta parte da dinâmica de formação encaminhada junto aos professores e gestores desta escola.
- os profs (agrupados por séries) identificavam conteúdos curriculares que permeiam o trabalho desenvolvido com os alunos a partir da temática proposta.
- os professores (agrupados por séries) fazem um relato em vídeo sobre a vivência do trabalho desenvolvido com os alunos
Obs.:
"Telejornal Airton Policarpo: Segurança na Internet". alunos de 1ºs  anos elaboram Telejornal  e apresentam para as outras turmas da escola. Disponibilizado no blog da Profa Sandra Santa Rosa Ramos Cozoli: http://guardiadememorias1.blogspot.com/2011/06/seguranca-na-internet.html  - EMEF DR. AIRTON POLICARPO -- Pedreira/SP -- junho/2011 - 1os anos-  Profas Sandra Santa Rosa Ramos Cozoli e Ana Cláudia Laurindo Jacomassi
Publicação: Agosto/2011
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=XhnKEF3dsKw

Nome do Vídeo: UCA-PA (setembro/2011) - Registro de Atividade de Formação e Depoimento Alunos e Pais
Resumo: Vídeo apresentado pela equipe UCA-PA na 4a Video-conferência UCA-UNICAMP (região Norte: Acre, Rondônia, Para) - 01.09.2011.
Este vídeo Apresenta atividade de Formação do NTE Prof. Laurentino Ferreira, Abaetetuba PA na EE Jerônimo Milhomem Tavares, Limoeiro do Ajuru: Conferência on-line entre equipe UFPA, CTAE/SEDUC com professores e alunos da escola. O vídeo também apresenta relatos de alunos e de pais sobre UCA na escola.  (informações complementares sobre 4a vide-conferência UCA-UNICAMP Região Norte acessar: www.nied.unicamp.br/ucaunicamp - Pasta Encontro de Formação)
Publicação: Setembro/2011
Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=ZDluGJBuC1M

Nome do Vídeo: 7º Evento UCA-UNICAMP SP -- Curso Formação de Formadores
Resumo: 7º Evento UCA-UNICAMP SP-- Curso Formação de Formadores (Pedreira, Campinas, Sud Mennucci, São Paulo)
12/08/2011 - 13:30 as 17:00 horas - Local: Sala multiuso AFPU -- UNICAMP
Participantes: Pesquisadores UCA-UNICAMP e Equipes das Escolas UCA:  
Campinas (EMEF PROF ELZA MARIA PELLEGRINI DE AGUIAR), Sud Mennucci (EMEF JOSE BENIGO GOMES), Pedreira (EMEF Dr. Airton Policarpo), São Paulo (EE Jamil Pedro Sawaya)
Foco: Elaboração do Planejamento UCA na Escola para o 2º semestre de 2011 (versão inicial do Projeto de Gestão Integrado com Tecnologia (ProGitec) da Escola articulado com seu Plano Político Pedagógico).
Grupo de Trabalho: EE Jamil Pedro Sawaya São Paulo, SP
EQUIPE da Escola: Elizabeth Mieko, Márcia Aparecida Ramos, Renato Rodrigues Rocha, Amanda Alcina Dias UCA- UNICAMP: Ana Maria Batista Eivazian, José Armando Valente
Grupo de Trabalho: EMEF Dr. Airton Policarpo Pedreira -- SP
EQUIPE da Escola: Edna Aparecida de Faria, Selma Fátima de Oliveira dos Santos, Ana Lucia Caetano Nascimento Viagatto; UCA-UNICAMP: Lia Cavellucci
Grupo de Trabalho: EMEF JOSE BENIGO GOMES- Sud Mennucci -- SP
EQUIPE da Escola: Gislene Basso de Paula, Cristina Dias Barbosa, Jane Patrícia Santin, Nara Regina Prudêncio, UCA-UNICAMP: Maria Cecília Calani Baranauskas
Grupo de Trabalho: EMEF PROF ELZA MARIA PELLEGRINI DE AGUIAR Campinas, São Paulo
EQUIPE da Escola: Luiz Gustavo Merlo, Flavia Martins Guimarães, Laís da Silva Andreazza,
Equipe NTE-Campinas: Angela Cristina dos Santos Fernandes, Márcia Azevedo ESCOLA:
UCA-UNICAMP: João Vilhete Viegas D´Abreu
Grupos de trabalho Técnicos-UCA-Escolas  Adriana Carla Betioli (NTE-Campinas formador-técnico), Diego Dezilio Hostetter (Campinas Escola-estagiário) Valéria Aparecida Melsone (Pedreira), André Luis Piccolli (Sud Mennucci) e Fabio Hironaka (tutor UCA-UNICAMP)
Publicação: Outubro/2011
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=d40uDkTSs3w

Nome do Vídeo: Robótica Pedagógica na EMEF Elza Pellegrini de Aguiar
Resumo: Oficina de Robótica Pedagógica realizada com os alunos monitores da EMEF Elza Pellegrini de Aguiar. Apresentação do Projeto no Evento Arena Digital de Campinas no Centro de Convivência.
Publicação: Outubro/2011
Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=T6tBQPKRc8U

Nome do Vídeo: Atividades do Projeto UCA na E.E. Jamil Pedro Sawaya
Resumo: Atividades realizadas na E.E. Jamil Pedro Sawaya relacionadas ao Projeto UCA no ano de 2011
Publicação: Novembro/2011
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=yj2QGUjpyAc

Nome do Vídeo: Encontro Saberes e Sabores 2011
Resumo: Encontro dos Saberes e Sabores, ocorrido no dia 02/12/2011 na Escola Elza Maria Pellegrini Aguiar em Campinas, São Paulo.
Publicação:  Dezembro/2011
Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=JUdnu_EE6UA

Nome do Vídeo: UCA na escola Elza em Campinas - 2011
Resumo: Video-Resumo 2011 Atividades UCA na escola e de Formação UCA-UNICAMP junto a equipe local de formação NTE-Campinas e Gestores na EMEF Profa Elza M. Pellegrini de Aguiar, Campinas, SP .
Publicação: Dezembro/2011
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=YhIzhLWdHFA

Nome do Vídeo: Atividades do UCA na EMEF Dr. Airton Policarpo
Resumo: Dez/2011 - Pedreira,SP -- Atividades UCA na Escola e Formação UCA -UNICAMP junto a equipe local de formação na EMEF Dr. Airton Policarpo.
Publicação: Dezembro/2011
Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=xEFiPQiWe68

Nome do Vídeo: Telejornal UCA - EMEF Dr.Airton Policarpo
Resumo: (Dez/2011) Telejornal UCA na EMEF Dr. Airton Policarpo, Pedreira, SP - relatos de alunos e professores e atividades desenvolvidas na escola em 2011.
Publicação: Dezembro/2011
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=EhciNJv_KmU

Nome do Vídeo: Implementação do Projeto UCA - UNICAMP
Resumo: Implementação, Projeto Pedagógico e Integração no Cotidiano das Escolas participantes do Projeto UCA - UNICAMP no estado de São Paulo
Publicação: Fevereiro/2012
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=A7yBtSIpi5U

Nome do Vídeo: 6ª Video Conferência UCA-UNICAMP
Resumo: 6a Vídeo-Conferência UCA-UNICAMP NORTE 2011, realizada em 03/11/2011 Temática: Diretrizes dos Módulos 4 e 5 para o Curso Formação Brasil: conteúdos, dinâmicas, articulações com cenários locais de formação
Cada IES-LOCAL (AC, RO, PA) faz um levantamento dos Planos Políticos Pedagógicos das escolas ou uma síntese do encaminhamento de Formação (Módulo 4 e planejamento do Módulo 5)
Publicação: Março/2012
Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=ZCVftynV3w0

Nome do Vídeo: 8o Encontro de Formação - EMEF Elza Pellegrini de Aguiar  - Campinas - SP - 2011
Resumo: Resumo da Apresentação da equipe UCA da EMEF Elza Pellegrini de Aguiar - Campinas - SP, durante o 8o Encontro de Formação, realizado dia 21/10/2011
Publicação: Maio/2012
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Z-9HsKsIDhY

Nome do Vídeo:  8o Encontro de Formação - E.E. Jamil Pedro Sawaya  - São Paulo - SP - 2011
Resumo: Resumo da Apresentação da equipe UCA da E.E. Jamil Pedro Sawaya - São Paulo - SP, durante o 8o Encontro de Formação, realizado dia 21/10/2011.
Publicação: Maio/2012
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=lXYOIx4hta0

Nome do Vídeo: 8o Encontro de Formação - EMEF Dr. Airton Policarpo  - Pedreira - SP - 2011
Resumo: Resumo da Apresentação da equipe UCA da EMEF Dr. Airton Policarpo  - Pedreira - SP, durante o 8o Encontro de Formação, realizado dia 21/10/2011.
Publicação: Maio/2012
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=9tEgZq5oojo

Nome do Vídeo: 8o Encontro de Formação - EMEF José Benigo Gomes - Sud Mennucci - SP - 2011
Resumo: Resumo da Apresentação da equipe UCA da  José Benigo Gomes - Sud Mennucci - SP, durante o 8o Encontro de Formação, realizado dia 21/10/2011.
Publicação: Maio/2012
Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=b_e-FFRsQXo

Nome do Vídeo: Atividade 22/04/2012 - Animais Marinhos(UCA-Pedreira,SP)
Resumo: Este vídeo aborda atividade com alunos na EMEF Dr. Airton Policarpo, Pedreira, SP:(4o ano - Ensino Fundamental I ) realizada pela Profa. Maria Luísa Gasparini em 22/04/2012. A temática da atividade é "Pesquisa sobre animais marinhos". O vídeo destaca interações dos alunos com os professores e com seus colegas, bem como a utilização dos laptops e aplicativos para abordagem do tema em estudo.
Publicação: Junho/2012
Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=T-smDC4VnNY

Nome do Vídeo: Atividade 22/04/2012 - Mitologia Grega (UCA-Pedreira,SP)
Resumo: Este vídeo aborda atividade com alunos na EMEF Dr. Airton Policarpo, Pedreira, SP:(5o ano - Ensino Fundamental I ) realizada pela Profa. Ellys Sylmara Ferrari Cartarozzi em 22/04/2012. A temática da atividade é "Pesquisa sobre Mitologia Grega". O vídeo destaca interações dos alunos na sala de aula, pesquisas sobre a temática e personagens, produção de desenhos e poesia, respectivamente nas aulas de arte e português.
Publicação: Junho/2012
Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=Iej_3cvMnF4

Nome do Vídeo: Método Científico - Legendado em Português
Resumo: Vídeo sobre Método Científico (legendado em português) utilizado no II Seminário de Acompanhamento e Avaliação UCA-UNICAMP no Estado de São Paulo (São Paulo, Campinas, Pedreira, Sud Mennucci) realizado em 11/05/2012. Este vídeo foi utilizado no evento para introduzir o conceito de "aprendizagem por investigação". Link fonte na Web em Inglês: desenho animado do Youtube sobre método científico: http://youtu.be/1NQ8ZtHrJM0
Publicação: Junho/2012
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=B8YK-zmLaZA

 

 

 

 


Impulsionado pelo Plone™ CMS, o Sistema de Gerenciamento de Conteúdos de Código Aberto

Este site está em conformidade com os seguintes padrões: