Você está aqui: Entrada
Acções do Documento

XO na Escola e Fora Dela: Uma Proposta Semio-Participativa para Tecnologia, Educação e Sociedade

por adminúltima modificação 2015-07-03 16:44

Apropriação de tecnologia digital articulada a contextos educacionais deve ser tratada como instrumento de transformação profunda da sociedade. Soluções que façam sentido e que tragam benefícios à sociedade como um todo, requerem uma visão sócio-técnica para o problema. O objetivo deste projeto é desenvolver um modelo de implantação de laptops educacionais em escolas públicas, a partir da análise de contexto e prospecção de soluções construídas com partes interessadas - alunos, profissionais da educação e comunidade. A concepção e execução do projeto são apoiadas em metodologia de bases semióticas, sustentada na compreensão socialmente compartilhada sobre a apropriação tecnológica na vida em sociedade.

Clique aqui para ver nossos Trabalhos Publicados

 

 Livro do Projeto XO

Capa do livro do Projeto XO

 Este livro relata alguns resultados da pesquisa “XO na escola e fora dela: uma proposta semio-participativa para tecnologia, educação e sociedade” desenvolvida na EMEF Pe. Emílio Miotti, Campinas (SP), entre 2009 e 2012. Considerando que a tecnologia digital tem transformado a maneira como interagimos, comunicamos e vivemos na sociedade contemporânea, a Escola, como instituição e organização social, não pode ficar alheia a estas transformações. Nesse espaço de construção de saberes e conhecimentos conjuntos a tecnologia serve de elemento catalisador de transformações.

O livro sintetiza os estudos e as propostas de soluções de problemas levantados pelos membros da comunidade escolar – professores, gestores, alunos, pais e pesquisadores - a partir do uso de uma metodologia de base participativa que orientou a implantação dos laptops por meio de cenários educacionais nos quais os recursos tecnológicos são usados de maneira significativa trazendo benefícios à escola e à sociedade. 

Acesso a versão digital do livro

(www.nied.unicamp.br - menu- publicações - submenu - livros)


 

 EduScratch

Apesar da distância, o mundo virtual nos permite a aproximação com outros projetos/comunidades de diferentes cidades ou países. Um exemplo disto é a aproximação com a cidade de Setúbal, localizada em Portugal. Encontramos o projeto EduScratch, que visa divulgar o Aplicativo Scratch para todo o ambiente escolar. Este projeto tem como principais responsáveis Miguel Figueiredo e Teresa Martinho Marques.

Para mais detalhes: http://eduscratch.dgidc.min-edu.pt/index.php

EduScratch


Feito com Plone CMS, o Software Livre para Gestão de Conteúdos

Este sítio está em conformidade com as seguintes normas: