XO na Escola e Fora Dela: Uma Proposta Semio-Participativa para Tecnologia, Educação e Sociedade
Apropriação de tecnologia digital articulada a contextos educacionais deve ser tratada como instrumento de transformação profunda da sociedade. Soluções que façam sentido e que tragam benefícios à sociedade como um todo, requerem uma visão sócio-técnica para o problema. O objetivo deste projeto é desenvolver um modelo de implantação de laptops educacionais em escolas públicas, a partir da análise de contexto e prospecção de soluções construídas com partes interessadas - alunos, profissionais da educação e comunidade. A concepção e execução do projeto são apoiadas em metodologia de bases semióticas, sustentada na compreensão socialmente compartilhada sobre a apropriação tecnológica na vida em sociedade.
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Livro do Projeto XO
Este livro relata alguns resultados da pesquisa “XO na escola e fora dela: uma proposta semio-participativa para tecnologia, educação e sociedade” desenvolvida na EMEF Pe. Emílio Miotti, Campinas (SP), entre 2009 e 2012. Considerando que a tecnologia digital tem transformado a maneira como interagimos, comunicamos e vivemos na sociedade contemporânea, a Escola, como instituição e organização social, não pode ficar alheia a estas transformações. Nesse espaço de construção de saberes e conhecimentos conjuntos a tecnologia serve de elemento catalisador de transformações.
O livro sintetiza os estudos e as propostas de soluções de problemas levantados pelos membros da comunidade escolar – professores, gestores, alunos, pais e pesquisadores - a partir do uso de uma metodologia de base participativa que orientou a implantação dos laptops por meio de cenários educacionais nos quais os recursos tecnológicos são usados de maneira significativa trazendo benefícios à escola e à sociedade.
Acesso a versão digital do livro(www.nied.unicamp.br - menu- publicações - submenu - livros)
EduScratch
Apesar da distância, o mundo virtual nos permite a aproximação com outros projetos/comunidades de diferentes cidades ou países. Um exemplo disto é a aproximação com a cidade de Setúbal, localizada em Portugal. Encontramos o projeto EduScratch, que visa divulgar o Aplicativo Scratch para todo o ambiente escolar. Este projeto tem como principais responsáveis Miguel Figueiredo e Teresa Martinho Marques.
Para mais detalhes: http://eduscratch.dgidc.min-edu.pt/index.php